terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Do velho nasce o novo





Na nossa casa temos uma cave, que serve de divisão multiusos, normalmente funciona como lavandaria, mas em determinadas ocasiões do ano, serve de salão para os festejos da família.
É um espaço amplo, que dá diretamente para o quintal onde a temperatura é sempre agradável e onde todos podemos estar à vontade.

Como é uma divisão multiusos que essencialmente serve para lavandaria até o ano passado nunca tinha sido considerada como nossa prioridade para remodelar. Mas, como necessitávamos do espaço para os anos da s. e como o salitre stava a piorar, decidimos renovar a nossa cave forrando com azulejo rústico  a parede problemática e pintando as outras paredes. Com este simples procedimento a cave ficou logo com outro aspecto!

Por isso, precisava também de mais alguns elementos decorativos. Como o orçamento para as benfeitorias era reduzido, decidimos fazer algo simples e tentar reciclar algumas coisas. Por isso, pintamos uns varões velhos que tínhamos cá em casa, refizemos umas cortinas, e decidimos com a preciosa ajuda de uns amigos reciclar umas velhas paletes!

Depois de uma ida ao leroy merlin para comprar pregos, rodízios, primário para madeiras e tinta branca, e de passarmos algumas horas de volta das paletes, pregar, lixar, dar o primário e pintar, ficamos com uns sofás novos!

Para os tornarmos mais confortáveis, mandamos cortar espuma à medida, compramos uns quantos metros tecido no ikea, e com a ajuda da minha sogra, criamos umas capas para forrar as esponjas que conferiram aos novos sofás ainda melhor aspecto e mais conforto!

Até o mais céptico residente cá de casa ficou rendido aos novos sofás feitos de material reciclado!
  






quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Festa de Anos da Minnie





Adoro trabalhos manuais! Sempre gostei, desde miuda. Cortar, colar, pintar, criar são coisas que me fascinam.


O ano passado a minha filha quis uma festa da Minnie, e eu lá pus mãos à obra,para criar uma festa com a temática da Minnie

Pesquisei na net, e tirei algumas ideias sobre convites, decorações, tipo de bolo que pudessem ajudar a compor a festa.

Depois de algumas noites a cortar cartolinas, a colar, a juntar bolinhas de esferovite, a pintar, a colocar purporinas e a fazer lacinhos, os adereços foram ganhando forma.

Decidi aventurar-me e fazer eu própria um bolo em pasta de açucar, não que seja nenhuma expert, muito pelo contrário (a única experiencia que tive foi ter frequentado um workshop de 3 horas de decoração em pasta de açucar), mas como era para a S. e como ela me pediu para eu lhe fazer o bolo, lá me atirei de cabeça para a pasta de açucar.

Podia estar aqui a contar-vos maravilhas de tal experiência, mas o que eu pensei que ia ser simples foi muito complicado, e serviu para eu apanhar uma camada de nervos e ficar em stress!!! A pasta de açucar não gosta de calor, e as minhas mãos dos nervos ficam quentes, ou seja, a pasta ficava mole, e depois custava muito a moldar! (descobri posteriormente a farinha maizena, minha grande aliada para os bolos que fiz depois destes)

Mas como mãe, é mãe e pelos filhos faz tudo, com muita persistência, lá consegui terminar o bolo, ou melhor, os bolos, porque tive de fazer um para levar para a escola e outra para a festinha em casa.

Não ficaram perfeitos, nem lindos e maravilhosos como os das pastelarias profissionais, mas foram feitos por mim, e a minha filha ficou orgulhosa e muito contente pelos bolos terem sido feitos pela mãmã!

E só a alegria dela compensa todos os nervos para por o bolo de pé!

Para oferecer aos coleguinhas, e para inverter a tendência de só oferecer guloseimas, comprei uns cortadores do mickey e fiz umas bolachinhas de manteiga que oferecemos em pequenos saquinhos.

Deixo-vos algumas fotos da festa da Minnie:

Os convites:







As argolas para os guardanapos:



Minnies para decorar:




O bolo



A decoração





Ofertas para os coleguinhas:



Com muita vontade, um pouco de imaginação, conseguimos fazer uma festa simples e bonita, que consegue arrancar um grande sorriso a uma menina de 4 anos! Não, não é uma festa com uma decoração profissional, mas é uma festa especial porque foi feito pela mãmã com muito amor!




quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Bolo de Chocolate com cobertura de avelã




De há uns anos para cá, comecei a ter uma maior preocupação em não deixar estragar nada e em aproveitar melhor as coisas. Não só porque com a crise todos tivemos que nos readaptar, mas também porque muitas vezes podemos reaproveitar as coisas de forma simples, e transforma-las dando-lhe uma nova vida, sejam materiais que podemos reciclar seja sobras de comida que podemos aproveitar para fazer uma nova refeição.

Tinha lá por casa restinho de avelãs que sobraram deste Natal e metade de um pacote de chocolate em pó, e como já estavam abertos e as quantidades não eram muito grandes decidi dar-lhes uso e fazer um simples bolo de chocolate com uma cobertura de avelãs.

Assim para fazer este bolo foi preciso:

  • 2  medidas de açucar
  • 2 medidas de farinha
  • 25 gr de chocolate em pó
  • 1 cs fermento royal
  • 4 ovos
  • 1 medida de leite
  • 1 medida de oleo
  • avelãs
  • 1/2 tablet de chocolate
Em primeiro lugar separe as claras das gemas. Ás gemas, junte o açucar e depois de bem mexido, junte o chocolate em pó, até ficar uma massa homogenea. De seguida junte a farinha, o fermento, o oleo e o leite e misture. No final junte as claras batidas e envolviadelicadamente.

Depois com o forno já pré aquecido a 200º, coloque o bolo no forno durante cerca de 35m ou até o bolo estar cozido.

Quando o bolo estiver cozido, retire-o do forno e deixe arrefecer.

Enquanto o bolo arrefece derreta a tablet de chocolate em banho maria, e depois de derretida verta o chocolate sobre o bolo, decorando-o com as avelãs!



Bom Apetite!


sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Rolo de Carne com Massa Folhada e Grelos Salteados




Cá em casa adoram Rolo de Carne, é o prato favorito do meu marido. Com tal é uma receita que faço muitas vezes, e sempre o mais tradicional de todos, rolo de carne normal sem qualquer recheio.

Gosto sempre de ser eu a preparar o rolo de carne, e nunca compro daqueles que já estão preparados no talho. Gosto de escolher a carne e pedir para picar, e depois em casa temperar e montar o rolo como eu gosto.

Mas, desta vez decidi inovar, e experimentar uma coisa nova, fiz o rolo de carne com a receita de sempre e da mesma forma, só que optei por o enrolar no final com massa folhada.

Quando o servi, ainda vim uns quantos narizes a torcerem-se, mas depois de ultrapassarem a primeira impressão e de resistirem um pouco à mudança, as opiniões foram muito positivas!

Somos um ser de hábitos, e muito adversos à mudança. Temos sempre receio de mudar, de sairmos da nossa zona de conforto para o desconhecido. Mas é quando mudamos que descobrimos novas coisas, é quando saimos da nossa zona de conforto para o desconhecido que aprendemos algo novo, onde  a magia acontece, e nos torna mais fortes. Não gostamos de mudanças, gostamos de ter tudo controlado e seguro, mas será que a vida deverá ser sempre igual? Eu acho que não! A vida é feita de mudanças, pequenas ou grandes, com maior ou menor impato na nossa vida! Mas é fundamental haver mudanças! Mudar é quase recomeçar, ter novas oportunidades, enfrentar os nossos medos, aprender e crescer!

Por isso um rolo de carne diferente do habitual pode ser tornar num bom motivo para sairmos da nossa zona de conforto e experimentarmos coisas novas.


Ingredientes

1kg carne picada de vaca
150 ml de leite
pão duro
3 dentes de alho picados
3 dentes de alho esmagados
1 ovo
1 gema para pincelar
1 embalagem de massa folhada
1 molho de grelos
sal, azeite e pimenta qb


Colocar o pão duro a amolecer no leite,Temperar a carne picada com os alhos picados, sal e pimenta, misturando tudo. De seguida (e quando o pão já estiver amolecido) escorrer o pão e juntar à carne já temperada, envolver e juntar um ovo envolvendo novamente de seguida. Com a ajuda de uma folha de papel vegetal, formar um rolo com a carne.
Quando o rolo já estiver formado, retirar o papel vegetal, e pincelar com um pouco de azeite todo o rolo, e de seguida forrar o bolo com a massa folhada.
Fechar as estremididades da massa folhada e pincelar com a gema de um ovo (opcional).
Colocar no forno entre 180º a 200º durante 35 minutos.

Enquanto isso, coza os grelos. Depois de cozidos, numa frigideira quente coloque o azeite e quando este tiver quente colocar 3 dentes de alho esmagados e os grelos escorridos, salteando-os durante uns minutos.

Depois de pronto, sirva acompanhado dos grelos salteados!

Bom Apetite!




quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Mousse de Chocolate Branco com Framboesas, Hortelã e Lima






Vi esta receita no Blogue da Joana Roque (paracozinhar.blogspot.pt) e tive logo vontade de a experimentar de tão bonita e apelativa que me pareceu a fotografia desta sobremesa, como em todas as coisas preparadas pela Joana de quem sou fã (Adoro a maneira como apresenta as suas receitas, a forma tão descontraida e simplificada mesmo em receitas mais complicadas, e a genuidade da sua cozinha)

Mas, voltando à mousse, aproveitei uma ocasião em que iamos almoçar a casa de uns amigos e em que tinha ficado de levar uma sobremesa para por mãos à obra e experimentar esta receita. Foi um sucesso! Não era só o aspeto que era apelativo, como a própria mousse era deliciosa, com a lima a cortar o doce do chocolate branco com um travo a hortelã.

Como faz o meu filho, no final de cada colherada, podiamos fazer mhan mhan!

Partilho a receita do Gordon Ramsay, pela Joana Roque:

Ingredientes:

1 lima
3 claras
3 pés de hortelã
100g de chocolate branco
200ml de natas
50g de açúcar
150g de framboesas

Preparação:
Parte-se o chocolate em pedaços pequenos e coloca-se numa taça. Leva-se 100ml de natas ao lume num tachinho e, assim que começarem a querer ferver, vertemos as natas sobre o chocolate partido, mexendo bem  até obter uma mistura suave.
Colocamos as restantes natas numa taça e acrescentamos a raspa da lima. Depois batemos as natas até ficarem com uma espécie de chantilly suave e incorporamo-las na mistura de chocolate branco, reservando.

Numa outra taça batemos as claras em castelo juntamente com o açúcar e incorporamos depois suavemente na mistura de chocolate branco, natas e lima.
Colocamos as framboesas e as folhas de hortelã previamente picadas numa taça de servir e esmagando-as ligeiramente com um garfo. Cuidadosamente vertemos a mistura de chocolate branco sobre as framboesas.
Depois é só decorar com mais algumas framboesas e raspas de lima e levar ao frigorífico no mínimo durante 2 horas antes de servir.

Deliciem-se!


Brigadeirão




Há dias em que muitas vezes um conforto para o estomâgo é um conforto para a alma. E para mim o chocolate muitas vezes funciona como um conforto para a alma. Não adoro chocolate, nem é para mim um coisa irresistivel, mas de vez em quando apetece-me um chocolate. Mas não um chocolate qualquer. Um chocolate negro. Daqueles pouco doces, que não é o favorito de muita gente, mas que  para mim um pequeno quadradinho às vezes faz milagres.

Nunca fui gulosa, sempre tive mais tendência para os salgados, que sim, são a minha perdição, mas lá em casa tenho  alguns gulosos, incluindo o meu piolho de 20 meses que nunca se nega a um doce.

Por isso, e porque eles merecem, volta e meia do forno lá de casa saem umas surpresas como este brigadeirão salpicado de estrelinhas!

A minha filha achou que o brigadeirão assim todo castanho (como ela diz ) estava um bocadinho aborrecido e então salpicamos de estrelinhas que tinhamos em casa.

Como era só para a nossa casa e a receita completa era muito grande, fiz apenas meia receita!

Partilho convosco a receita completa que foi tirada do livro "Massas e Doces" da Bimby.



Ingredientes para o Bolo

6 ovos
350 g açúcar
200 g manteiga
350 g farinha
20 g fermento em pó p/ bolos
50 g chocolate, em pó
1 pitada de sal
250 g de leite

Ingredientes para o recheio e cobertura

2 latas de leite condensado
100 g chocolate em pó
20 g manteiga
Granulado de chocolate q.b. p/ enfeitar


Preparação do bolo

  • Coloque a "borboleta", as claras e prog 6 Min / Vel 3 1/2. Retire e reserve.
  •  Sem a "borboleta", deite no copo o açúcar, a manteiga, as gemas e programe 3 Min / Vel 3.
  •  Aqueça o forno a 180º.
  •  Adicione a farinha, o fermento, o chocolate, o sal, e leite e programe 20 Seg / Vel 3.
  • Junte as claras em castelo e programe 15 Seg / Vel 3
  • Deite numa forma alta de 20-22 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno cerca de 30-40min. Verificar com um palito.



Preparação do Recheio e cobertura
  • Coloque no copo todos os ingredientes e programe 36 Min/ 100º / Vel 4. Retire de imediato e deixe arrefecer.
  •  Depois do bolo estar frio corte-o ao meio. Recheie o bolo com parte do preparado e com o restante cubra-o e enfeite com granulado de chocolate.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Os Reis chegaram atrasados...mas chegaram!





A chuva, o vento e o frio não deram tréguas este fim de semana, o que acabou por nos obrigar a ficar em casa.

Domingo em casa é sinônimo de tarde passada na cozinha de roda do forno.

Este Natal aventurei-me pela primeira vez a fazer um bolo rei, com a ajuda da minha grande amiga, Bimby, e foi uma experiência bastante positiva! Porque pensava que era uma receita muito complicada, mas na verdade não, é uma receita fácil e acessível, só que não pode ser feita se tivermos pressa, uma vez que demora muito a levedar.

Depois do sucesso que foi a minha experiência no Natal, tinha prometido a um amigo que lhe fazia um Bolo Rei para o Dia de Reis, mas o dia passou e por motivos profissionais não consegui cumprir com o prometido na data. Mas como o prometido é devido, 4 dias depois, saiu do meu forno dois  Bolos Reis muito cheirosos e pelos comentários de quem os provaram muito saborosos!

Como a receita é para um bolo grande, optei por faze-la na mesma inteira, mas dividi a massa em 2!


Segui a receita original da Bimby, com algumas adaptações pelo meio,  que transcrevo :

Ingredientes (para um bolo de 1200 g)
  • 450 g farinha tipo 65, mais q.b. p/ polvilhar
  • 70 g açúcar
  • casca de 1 laranja, só a parte laranja
  • Casca de 1 limão, só a parte amarela
  • 130 g leite
  • 70 g manteiga, mais q.b. p/ untar
  • 3 gemas de ovo
  • 25 g fermento padeiro fresco
  • 20 g sumo de laranja
  • 40 g vinho do porto
  • 1 pitada de sal
  • 350 g frutas cristalizadas ou frutos secos
  • 1 gema, p/ pincelar
  • Geleia

Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese a farinha. Reserve.

2. 
Coloque no copo o açúcar e as cascas de laranja e limão e pulverize 15 seg/vel 9.

3. 
Adicione o leite e a manteiga, programe 30 seg/37°C/vel 6 e de seguida programe 30 seg/vel 9.

4. 
Adicione as gemas, o fermento, o sumo de laranja e o vinho, e misture uns segundos na vel 3.

5. 
Com a Bimby em funcionamento na vel 3 deite a farinha a pouco e pouco através do bocal da tampa e no fim a pitada de sal.

6. 
De seguida amasse 3 min/vel Espiga. Verifique se forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar uns segundos na mesma velocidade.

7. 
Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo medida. Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos para que o volume baixe e programe 1 min/vel Espiga.

8. 
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese 250 g de fruta cristalizada.

9. 
De seguida programe 30 seg/vel Espiga e adicione 250 g de fruta cristalizada através do bocal da tampa.

10. 
Retire a massa do copo. Amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha. Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha.

11. 
Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto com as restantes frutas cristalizadas ou frutos secos. Pode também fazer pequenos montes de açúcar humidificado. Deixe que a massa dobre o volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180° C cerca de 20 minutos.



Algumas dicas à receita original:

  • Iremos necessitar de mais farinha do que a indicada para descolar a massa das paredes do copo;
  • Não convém bater mais de 30s quando estamos a juntar as frutas cristalizadas porque senão vão ficar picadas e o objetivo é que se reconheçam as frutas na massa do bolo;
  • Coloquei no bolo frutas cristalizadas e frutos secos (nozes, passas, pinhões, amêndoa) fica um bolo mais rico;
  • O açucar humificado não é mais do que  açúcar misturado com alguns pingos de água.
  • Apesar de não vir na receita original no final, já com o bolo pronto, pincelei-o com geleia (a que tinha em das era de marmelo) para dar um aspeto mais brilhante ao bolo!





sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

365 dias, 365 novas oportunidades







Ano novo é sempre altura de repensarmos na nossa vida, de nos propormos a melhorar alguns aspetos e altura onde fazemos resoluções para o novo ano.

São 365 dias de novas possibilidades, de oportunidades, 365 dias para começarmos de novo, e aproveitarmos tudo aquilo que a vida tem para nós oferecer.

Todos os anos faço as minhas resoluções de ano novo, e sempre que o ano termina faço o balanço de tudo aquilo a que me propus, e onde consigo confirmar se as minhas resoluções foram ou não alcançadas.

Desde há vários anos que uma das minhas resoluções, é iniciar um projeto diferente da minha atividade profissional. Algo que me realize pessoalmente e no qual eu possa relaxar e fazer algo que goste. 

Desde miúda que gosto de andar no meio de tachos e panelas, papéis e tesouras! Não que venha de família, porque a minha mãe nunca foi muito de gostar de passar tempo na cozinha, mas sempre me cativou experimentar receitas, organizar coisas e fazer trabalhos manuais, que acabo por partilhar  com os amigos, que muitas vezes me perguntam porque não partilho ou rentabilizo o que faço.

Não o faço, porque o que gosto mesmo é de inventar, gosto de testar e experimentar, ou como alguns dizem gosto de ter trabalho ! Mas é aí, no meio das invenções e do trabalho que consigo "relaxar" e dar largas à imaginação.

E agora começa a ser engraçado a minha filha já querer participar em algumas destas tarefas, o que acaba por ser um momento de partilha entre as duas.

Por todas estas razões, para este ano de 2016, decidi que o meu projeto pessoal seria este blog, um blog de partilhas (como tantos outros onde eu me inspiro), um blog das minhas partilhas, das minhas experiências e das minhas emoções.

Porque cada novo anos nos trás 365 novas oportunidades! 

Eu vou agarrar a minha e fazer deste blog um desafio!

 Sejam por isso, bem vindos à minha nova casa!

Bem vindos à casinha da rita!