Descobri recentemente no facebook, uns vídeos com umas receitas simples, e muito bem apresentadas, que dão vontade de fazer de tão simples que parecem ser.
Fiquei muito curiosa com uma receita de um bolo de maçã invertido, e no dia do pai, em que fizemos um almoço de família cá em casa, pus em pratica a receita que tinha visto, com algumas adaptações pelo meio.
Foi realmente uma receita fácil de seguir, e estava muito curiosa para ver como iria correr porque o bolo era feito no fogão dentro de um tacho, coisa que nunca tinha experimentado, e a curiosidade tinha também um misto de apreensão sobre como iria correr.
Pois bem, até que nem correu mal de todo! Consegui fazer o bolo, consegui desenforma-lo, e apesar de não ter ficado com a apresentação da receita original, com um bocadinho de açúcar em pó e umas amoras lá tornei o aspeto do bolo mais bonito!
Dicas para a próxima cortar um bocadinho do açúcar, porque com o caramelo da base, pode ficar demasiado doce para alguns paladares.
Ingredientes
1 maçã
1/3 de chávena de açúcar
2 ovos
1/4 chávena de açúcar
Essência de baunilha qb
Canela em pó qb
1 cálice de vinho do porto
2/3 chávena de farinha
1/3 chávena de miolo de amêndoa
1 colher de chá de fermento
1/3 chávena de manteiga derretida
Preparação
Sem descascar, cortar a maçã aos quartos, descaroçar e cortar os quartos em cubos pequenos.
Num tacho anti-aderente, em lume médio, levar 1/3 de chávena de açúcar ao lume, até o açúcar derreter e levantar fervura. Juntar de imediato as maçãs cortadas, e mexer rapidamente (o açúcar em contacto com as maçãs endurece) juntar 1 colher de sopa de água e mexer com o lume baixo.
Numa tigela colocar 2 ovos, o restante açúcar e bater, juntar a essência de baunilha, a canela, e o vinho do porto e bater novamente. Juntar a farinha peneirada , o miolo de amêndoa e o fermento em pó e bater novamente. Juntar por fim a manteiga derretida ao preparado e voltar a mexer. Colocar a massa a cobrir as maçãs que estavam em lume baixo, tapar o tacho e continuar ao lume até estar cozido (ou seja, até ao momento em que ao espetar o palito este saia seco).
Depois de estar cozinhado. Virar com a ajuda de um prato, o bolo para ser desenformado. Decorá-lo a gosto se quiser.
Ao servir poderá ser acompanhado de uma bola de gelado de nata.
Sem comentários:
Enviar um comentário