sábado, 16 de abril de 2016

Reaproveitar e Reciclar

Há uns tempos a S trouxe do colégio um questionário para verificar se a nossa família era uma eco-família. Se fazíamos reciclagem, se reaproveitavamos embalagens, se tínhamos cuidado com o meio ambiente.

Ainda não somos uma família 100% ecológica, ainda temos um longo caminho a percorrer mas já mudamos alguns comportamentos aqui em casa que nos tornam mais ecológicos, e um deles é a reciclagem.

Como no colégio existem umas equipas de eco-brigadas, fomos obrigados aqui em casa (pela s. ), e como muita razão, a aumentarmos o nosso nível de reciclagem. Fizemos em família uns caixotes devidamente identificados, para colocarmos a nossa reciclagem, para além da reciclagem normal, também reciclamos cápsulas da máquina do café, e tampinhas para levarmos para o colégio para campanhas de solidariedade.

Com tudo isto da reciclagem percebi também que podia reaproveitavamos algumas coisas, e dar-lhes outra vida, aos copos dos iogurtes, aos frascos do doce, às latas de leite do T., as latas de salsichas, tantas coisas que podem ganhar uma nova vida depois de ser usadas.

Assim, passei a guardar frascos e frasquinhos. Já tenho pessoas que guardam frascos e latas para mim, o a. pensa que sou doida,mas com estes frasquinhos todos que ando durante o ano a coleccionar consigo reaproveita-los para imensas coisas.

No Natal, de há 4 anos para cá, que venho tendo o hábito de preparar cabazes para oferecer,  e é maioritariamente, nessa altura que  os frascos começam a sair da despensa e a ganhar nova vida, com fitas, novas cores nas tampas, etiquetas, que fazem com que nem pareçam mais os mesmos.

Na altura das festas, os doces ou gelatinas  ficam um mimo dentro dos copos de iogurte com um pequeno laço, e podemos utilizar em diversas situações estes copos.

Já as latas são pintadas ou forradas, e ninguém diz que era uma antiga lata de leite ou uma lata de salsicha.

Para além de aproveitar para reutilizar para oferecer ou para servir, também já reutilizei algumas para uns pequenos apontamentos decorativos.

A festa de anos do T está quase aí. E já estou na recta final de todos os preparativos, por isso, com umas latas de leite e de apertivos que tinha guardadas, uma lata de tinta, dei nova vida às latas, que vão fazer parte dos elementos decorativos da festa.


Depois de tudo montando ninguém vai dizer qual a origem destas latas!



Sem comentários:

Enviar um comentário